O que é hospedagem e como isso funciona?

Com a chegada e evolução da era digital, cada vez mais empresas e marcas buscam divulgar seus produtos e serviços na internet.

Porém, para que seu empreendimento gere bons resultados online e transmita uma imagem positiva da marca para seus clientes é necessário ter um site bem cuidado, de fácil navegação e seguro. Isso implica que ele esteja hospedado em uma plataforma robusta e de confiança.

Mas afinal, o que é hospedagem de sites?

É um serviço que permite armazenar e publicar sites e arquivos em um servidor, possibilitando que estes fiquem disponíveis para acesso na web no mundo todo.
Ele garante o total funcionamento do sistema, possibilitando que seu site fique no ar praticamente 100% do tempo.

Como funciona a hospedagem de sites?

Um site é um conjunto de arquivos que pode ser lido por programas especializados chamados navegadores ou browsers. Para que um site possa ser acessado na internet, é necessário que esses arquivos sejam armazenados e disponibilizados por um servidor, que nada mais é que um computador físico, ou vários deles, que garantem o funcionamento do seu site 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

A partir do momento que os arquivos que compõem um site estão armazenados em um servidor, dizemos que ele está hospedado. Assim, quando você digita o domínio de um site no seu navegador, ele estabelece uma conexão com o servidor de hospedagem. Então a requisição de acesso ao site é convertida em um endereço IP, utilizando os DNS’s que lhe foram designados.

Através dessa comunicação entre o servidor de hospedagem e o navegador, é possível exibir e converter para leitura todos os arquivos solicitados, para internautas que estejam visitando sua página ao mesmo tempo, em qualquer lugar do mundo.

Existem muitas empresas que oferecem o serviço de hospedagem de sites, que garantem a total segurança dos dados e disponibilidade em tempo integral. Os recursos oferecidos por cada plataforma variam de acordo com o plano escolhido, mas os principais pontos oferecidos que devem ser observados são: espaço em disco, taxas de transferência, número de domínios e e-mail.

O espaço em disco refere-se à quantidade de espaço que um site pode ocupar no servidor, e é medido em megabytes (MB) ou gigabytes (GB). Já a transferência está relacionada com a quantidade de dados que são transferidos entre o navegador e o servidor enquanto um usuário acessa e navega no seu site. O número de domínios é o número de sites que você pode armazenar em um servidor. Além disso, o serviço de hospedagem de sites também deve fornecer as ferramentas necessárias para que você crie contas de e-mail vinculadas aos seus domínios.

A grande vantagem de contratar uma plataforma de hospedagem de sites é que você não precisará se preocupar com o funcionamento da sua página, pois caso algum problema ocorra, a reparação será feita pelo próprio sistema ou por uma equipe especializada. Além disso, é uma estrutura completamente otimizada que evita falhas e diminui os custos.

Pedro Brandi

Empresário, formado em Análise de Sitemas e Admirador da TI aplicada ao Marketing Digital.