Importantes fatores que afetam o ranqueamento do seu site em mecanismos de busca

 Todo mundo que trabalha ou tem algum envolvimento com mundo online e possui o domínio de um site ou blog quer ficar bem ranqueado na listinha do maior mecanismo de busca do mundo, o famoso Google, não é mesmo?
Pois bem, obviamente, a primeira regra básica e essencial para estar bem posicionado todo mundo sabe ou, pelo menos, deveria saber, é conteúdo de qualidade. Isso é fundamental, não adianta seguir mil dicas e não se ater à propriedade do que está produzindo. A melhor maneira de melhorar sua classificação nos mecanismos de busca é produzir em seu site, conteúdo útil, confiável e orientado por dados.
No campo do Search Engine Optimization (SEO), conhecido, em português, como Otimização de Sites ou Otimização para Buscas, é preciso saber que as mais recentes atualizações do Google são baseadas em uma missão – “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”. Para obter uma boa classificação o que você produz precisa estar de acordo com ela.
É muito importante saber qual é a sua posição atual nos resultados de busca do Google. Existem diversas ferramentas para ter essa informação. É fundamental também, verificar a velocidade do site, um fator importante de ranqueamento. Um site lento, dificilmente, alcançará uma boa colocação nas buscas. Testes de velocidade regulares são essenciais. Analise também o tempo de carregamento da página, uma média de dois segundos é a marca de um site considerado muito rápido.
Outro item essencial para uma estratégia eficaz de marketing de atração e ranqueamento é a pesquisa de palavras-chaves. As palavras-chaves que geram tráfego ao seu conteúdo são importantes de serem analisadas. Existem ferramentas, como a Serp Fruit, que mostram quais são elas, desta forma, você está colhendo informações sobre quem é o seu público-alvo, o que eles querem saber e de que forma eles querem. Isso te ajuda a produzir conteúdos que serão bem classificado nos resultados de pesquisa do Google, usando neles as palavras-chaves certas.
Construir links atrativos, para provocar curiosidade, é sempre uma boa forma de gerar cliques e levar você para o topo das buscas. Seja criativo e produza conteúdos com informações sólidas, use imagens chamativas, mas compatíveis com o conteúdo, obvio. Isso renderá indicações de outros sites e se transformará em produto compartilhável nas redes sociais, resultando em ainda mais visualizações.
Basicamente, você precisa entender o seu mercado, quem é o seu público-alvo, quais são as suas necessidades, o que eles procuram. Sem esquecer de investir em algumas questões técnicas e de qualidade de hospedagem, como a já mencionada velocidade. Escolher uma boa hospedagem faz toda a diferença, preste atenção em fatores como IP Compartilhado, localização do servidor, qualidade necessária para mantê-lo sempre no ar. Pense também nos recursos de segurança oferecidos pela empresa de hospedagem, além da estrutura de atendimento ao cliente e suporte técnico.
Tudo deve ser trabalhado com muita dedicação quando se trata de alcançar o sucesso nesse mundo online. Pesquise, leia, se informe. A concorrência é grande, por isso quanto maior conhecimento no assunto, maior a chance de destaque.

Pedro Brandi

Empresário, formado em Análise de Sitemas e Admirador da TI aplicada ao Marketing Digital.