Hospedagem grátis de sites: uma boa maneira de começar

Quando se tem em mente criar um site, pode-se partir das mais variadas premissas. Se for algo muito simples, uma boa ideia pode ser começar com um blog, no estilo “blogspot” ou “wordpress”. Porém, caso você deseje algo mais elaborado, com mais autonomia para modificar seu domínio, não desejando gastar para isso, existem opções de hospedagem inteiramente de graça.

Primeiramente, o “Wix.com”, que é um construtor de sites que permite criar e hospedar gratuitamente sites em flash e HTML, possuindo uma plataforma “faça você mesmo” muito fácil de utilizar. Ademais, tem modelos pré-prontos para sites, se você não tem muita prática em criar o design.

Na mesma linha, o “Hospedagemwebgratis.com.br”, que é um provedor de hospedagem brasileiro, que exige, para ser utilizado, apenas que você ponha o banner do site nos anúncios de rodapé. Possui suporte a ASP.net, PHP com MSQL e domínios .com e .com.br.

O “Hostinger.com”, de mesma forma, oferece suporte aos serviço PHP, MySQL; com 2000mb de espaço em disco e 100gb de banda.

Já o “Hospedagemlivre.com.br” possibilita um ano de serviço grátis, caso o usuário indique 6 pessoas que paguem o serviço do site. São 4gb de espaço grátis durante esse ano, e tráfego mensal de 100gb. O banco de dados permtido é o MSQL.

Com uma roupagem um pouco diferente, o “XPG.com.br” pretende criar uma rede social de comunidades, com esse espaço gratuito para desenvolvimento de websites. Tem, além da hospedagem gratuita, uma hospedagem profissional, para quem deseja pagar por mais qualidade.

Ademais, o “Heliohost.org” aparece, oferecendo 500mb de espaço grátis para seus clientes, com um tráfego ilimitado – banco de dados PostgreSQL, SQLite, MySQL. Não tem anúncios forçados, sendo inteiramente gratuito.

Além destes, ainda há o “Alojamentogratuito.com”, que oferece suporte a PHP e MSQL. Exige um anúncio forçado no rodapé do site para liberar o serviço de provedor. Seu site ficará com o nome “site.alojamentogratuito.com”.

De tudo o listado acima, depreende-se que há boas opções para quem não quer gastar, ao menos de forma inicial, para criar seu site. Seja um domínio de vendas, para expor suas ideias por meio de textos ou vídeos, são opções muito interessantes para quem não tem um capital inicial para investir. Assim, é uma maneira inteligente de se começar a ser notado no mundo online, sem que você precise arriscar empreendendo dinheiro no domínio escolhido. Porém, sendo de graça, é válido ressaltar que são serviços simples, para que possa-se iniciar uma ideia – depois de encorpada, vale investir para ter um resultado mais qualificado.

Pedro Brandi

Empresário, formado em Análise de Sitemas e Admirador da TI aplicada ao Marketing Digital.