O Custo de Não Fazer Nada


Nos negócios muito se fala em custo de oportunidade, por exemplo:

Uma empresa que possui R$20.000 para investir e está avaliando 2 investimentos possíveis. O custo de oportunidade neste caso é a taxa de retorno de um investimento com relação ao outro (o quanto se perde pela decisão tomada).

Existe um outro custo, menos falado, mas tão importante quanto que é o custo de não fazer nada.

Uma das figuras mais importantes no cenário mundial de marketing, Philip Kotler, é autor de uma frase que retrata exatamente isso:

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.” ―Philip Kotler

Você já pensou quanto sua empresa está perdendo por não investir em – por exemplo – um plano de crescimento?

Hoje é muito seguro tomar decisões baseado em indicadores como o custo para adquirir um cliente e o retorno sobre o investimento (ROI)

Os principais problemas nos negócios quando estão estagnados são:

  • Não ter um objetivo financeiro específico e alcançável: sem saber exatamente onde a empresa quer chegar, é muito difícil saber que decisões e estratégias adotar para a superar uma crise ou estagnação.
  • Não ter uma estratégia de marketing: neste caso é importante diferenciar o uso de uma tática (ação específica de divulgação) com um plano sólido e contínuo (estratégia) de marketing.
  • Não medir, comparar e analisar resultados e métricas continuamente: sem medir é difícil saber que ações realmente foram eficientes e devem ser replicadas. No marketing, 4 em cada 5 ações não trazem os melhores resultados, mas 1 em cada 5 traz e pode ser replicada várias vezes.

Um grande obstáculo é achar que esse tipo de ação só é válido para grandes empresas com grandes faturamentos.

Ledo engano, pois uma microempresa (com um funcionário) pode se beneficiar em ter um planejamento de crescimento. Nada impede uma microempresa comece pequeno e depois possa ampliar.

Um serviço de consultoria para negócios focado em expansão do negócio, superação de crise e estagnação pode ser de grande valia.

É muito importante, antes de contratar este tipo de serviço, estipular com cuidado resultados concretos e não apenas contratar um serviço de aconselhamento. Esse compromisso com o resultado é o que faz toda a diferença nesse tipo de negociação.

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Pedro Brandi

Empresário, formado em Análise de Sitemas e Admirador da TI aplicada ao Marketing Digital.