3 Formas de Aumentar o Faturamento

Existem 3 maneiras diferentes que possibilitam o crescimento de um negócio. maneiras de aumentar o faturamento A primeira vez que vi este conceito foi através do consultor Jay Abraham. Na ocasião expôs que a maioria das pessoas focam em atrair novos clientes e isso gera apenas um aumento linear do negócio. Vejamos o exemplo de uma empresa com 100 clientes:

  • 100 clientes
  • Cada cliente gasta em média R$100,00 por transação
  • Cada cliente gasta com uma frequência média de 2 vezes ao ano.
  • Total de Faturamento Bruto: 100*100*2 = 20.000

Com um aumento de 10% somente no número de clientes:

  • 110 clientes
  • Cada cliente gasta em média R$100,00 por transação
  • Cada cliente gasta com uma frequência média de 2 vezes ao ano.
  • Total de Faturamento Bruto: 110*100*2 = 22.000 (um aumento de 10% ou 2.000 reais no faturamento)

Agora aumentando 10% nas 3 áreas:

  • 110 clientes
  • Cada cliente gasta em média R$110,00 por transação
  • Cada cliente gasta com uma frequência média de 2,2 vezes ao ano.
  • Total de Faturamento Bruto: 110*110*2,2 = 26.620 (um aumento de 33.1% ou 6.620 reais no faturamento)

Note que aumentando somente o número de clientes o crescimento é linear de 10%, ou seja, o faturamento de 20.000 passa para 22.000. Com o aumento de 10% nas 3 áreas o crescimento é superior a 33%. A boa notícia! É mais fácil aumentar o valor médio gasto por cliente e a frequência com que eles compram do que atrair novos clientes. Alguns exemplos para aumentar o valor médio gasto por cliente:

  • Aumentar o Preço
  • Vendas complementares (up-sell)
  • Vendas cruzadas (cross-sell)
  • Vendas combinadas (kits)
  • Dar benefícios para compras acima de um determinado valor (ex: Frete Grátis, Vale Presente, Cupom)

Para aumentar a freqüência de compra:

  • Benefícios exclusivos para quem já é cliente
  • Promoções, Sorteios e Lançamentos
  • Relacionamento através de Email (Email Marketing)
  • Relacionamento através do Mobile Marketing (SMS)
  • Criar programas de continuidade (Pagamento Recorrente)

Um gráfico comparativo de uma estratégia baseada nos 3 indicadores: Gráfico Evolução de Faturamento A linha verde demonstra como pode ser muito mais eficaz trabalhar os 3 indicadores juntos. Veja neste quadro abaixo como obter estes números para o seu negócio: Como Calcular Frequência de Compra Depois faça uma projeção conforme a tabela abaixo. Para obter o faturamento bruto dos valores projetados basta multiplicar cada indicador (Número de Clientes * Ticket Médio * Frequência de Compra). Cada coluna representa um ano.

Tabela Comparativa de Evolução de Faturamento
Tabela Comparativa de Evolução de Faturamento Por Ano

A mensagem final é: Se você deseja realmente alavancar o seu negócio, procure ficar atento a uma estratégia que possa melhorar em conjunto estes 3 indicadores: número de clientes, ticket médio e frequência de compra. Qualquer dúvida, clique aqui para entrar em contato. Ou então utilize a área de comentários abaixo.  

Pedro Brandi

Empresário, formado em Análise de Sitemas e Admirador da TI aplicada ao Marketing Digital.